Caracol da Pocariça
Chão Bento – Caracol da Pocariça são marcas de uma exploração agrícola, com cerca de dois hectares, composta por um pomar de kiwis e uma estufa onde se produzem caracoletas da espécie Helix Asparsa Maxima
A exploração de helicicultura é feita numa estufa com 2.100 metros quadrados e dotada de um armazém de apoio com todas as condições para a criação e produção das caracoletas, desde a recolha, purga, embalamento e expedição. Sem esquecer a conservação em câmara frigorífica especialmente concebida para a conservação de caracóis, com capacidade para acomodar o total da produção, se for caso disso.
Os caracóis são criados em regime intensivo com uma rotação dos parques de engorda de modo a permitir duas campanhas por ano.
A vegetação que lhes proporciona alimento e abrigo é renovada a cada campanha, e todo o processo de engorda é feito com profissionalismo e dedicação com vista a obter a melhor produtividade, a melhor qualidade dos caracóis e, claro, o melhor rendimento.
Tratando-se de uma operação familiar conta com colaboradores eventuais mediante as necessidades específicas de cada fase da produção.
Parceiros especializados são escolhidos para fornecer produtos e serviços adequados ao bom funcionamento da exploração: A ração, a rega e seus componentes, as sementes que dão origem à vegetação, os próprios alevins, etc., são alguns dos elementos fundamentais para uma boa campanha. Por isso conta-se com fornecedores específicos com quem se procura estabelecer relações de parceria de longo prazo.
Valoriza-se a relação com os parceiros, fornecedores e a comunidade local.
Dispomos de relações de parceria com outros produtores de modo aumentar a capacidade de oferta. O objetivo é disponibilizar mais e melhor produto, durante mais tempo aos clientes.


Este é um empreendimento de Tomás Fragoso Bento, jovem empresário agrícola, com formação em Produção Agrária Vegetal e em Mecanização e Tecnologia Agrícola e que se situa na região de Coimbra na Pocariça, Conselho de Cantanhede. Estabelecido em 2015.
Na imagem: Produção dos caracóis na fase inicial duma campanha. Depois de a vegetação atingir o tamanho ideal são colocados os abrigos nos parques. A fase seguinte é a da colocação dos alevins para engorda.